Estudando
e buscando entender o desenvolvimento moral, Kohlberg realizou uma série de
investigações com crianças e jovens de vários países. A partir de seus estudos Kohlberg concluiou
que há tendências etárias quanto ao uso de tipos de raciocínio moral e
verificou um conjunto de aspectos do julgamento moral. A partir desta
observação este estudioso definio estágios do desenvolvimento moral.
Sugestão de leitura:
Resumo:
A prática do esporte educacional
envolve compromisso pedagógico no âmbito da formação de crianças e
adolescentes, não somente no que se refere ao domínio conhecimento (técnica,
tática e regras), mas também na formação de valores, hábitos e atitudes. Este
trabalho configura-se como um relato de experiência produzido a partir da minha
atuação como professora de educação física na escola Nossa Senhora de Fátima,
localizada no Assentamento Filhos de Sepé, no município de Viamão (RS). Durante
cinco meses desenvolvi aulas esporte educacional uma vez por semana junto às
turmas do 8º. e 9º. anos. Pretendi, através das aulas desenvolvidas, verificar
as possíveis alterações dos níveis de desenvolvimento moral dos estudantes.
Participaram deste estudo semiexperimental 48 alunos que freqüentavam
regularmente as aulas das turmas acima referidas, cujas idades compreendidas
entre 12 a 18 anos. O instrumento utilizado para avaliação dos níveis de
desenvolvimento moral foi o Defining Issues Tes( (DIT), elaborado por Rest (1974), traduzido e
adaptado para uso no Brasil por Bulzneck (1977) e reformulado por Camino e Luna
(1989). Antes do início das aulas de esporte educacional, apliquei o referido
instrumento para conhecer o níveis de desenvolvimento moral de meus alunos. Ao
término do período de realização das aulas (5 meses).
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18853/000732065.pdf?sequence=1
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