Baley através de um estudo descobriu, que ao longo do tempo existe uma
alteração do QI de cada individuo. Segundo a psicóloga, este cociente de
inteligência, está constantemente sujeita a novas estímulos por parte do meio
que os rodeia. Também conseguiu constatar que, através de relações entre a medição do
QI`s em diferentes idades, a variação do QI é maior durante os primeiros anos
de vida, do que na idade adulta, o que pode dever-se à variedade de estímulos
que a criança consegue captar, constatando assim que o QI é simétrico em
relação à idade da criança. Os resultados dos estudos permitiram concluir que a nossa capacidade
intelectual pode evoluir até aos 50 anos de idade, ao contrário de muita gente
defender que continua a aumentar ao longo da vida. Bayley, concluiu também que os componentes da inteligência sofrem
alterações consoante o nível etário, defendendo tal como Piaget, que o
desenvolvimento intelectual na infância estão divididos por estádios, por fim,
também descobriu que não houve diferenças relacionadas com o género do
desenvolvimento físico e mental.
O estudo de Nancy focou quatro aspectos:
1-Os QI`s não são constantes.
2-A variabilidade do QI
3-A capacidade intelectual pode aumentar
durante a vida, mas aptidão mental cresce até aos 50 anos de idade.
4-Os componentes do intelecto mudam com o
nível etário.
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