O segundo estádio, pré-operatório, é
posto como o período da preparação e da organização da inteligência operatória
concreta. Neste estagio a criança já deve ser capaz de manipular o seu ambiente
simbólico através do que vê no mundo lá fora em seus pensamentos. Durante este
estádio, a criança aprende a representar os objetos por palavras e a manipular
as palavras mentalmente. . O período pré-operatório é caracterizado por
consideráveis mudanças físicas, as quais são um desafio para os pais e
educadores, como para as próprias criança.Neste período, a maturação
neurofisiológica completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas
habilidades, como a coordenação motora fina – pegar pequenos objetos com as pontas
dos dedos, segurar o lápis corretamente e conseguir fazer os delicados
movimentos exigidos pela escrita.O inicio deste estádio é marcado pelo
aparecimento da função semiótica ou simbólica, que sinaliza o início do
pensamento. A função simbólica é a capacidade de criar símbolos para substituir
ou representar os objetos e de lidar mentalmente com eles.A linguagem, a imagem mental e o jogo
simbólico são manifestações da função simbólica, permite à criança comunicar
com os outros, contudo, a criança nesse período é muito egocêntrica, sendo
assim para ela o diálogo é inexistente, mesmo quando brinca com outras crianças,
pois ela fala para si sem se importa com respostas dos outros.
Em resumo, no estagio pré-operatório a
criança desenvolve a linguagem, as imagens mentais e jogos simbólicos, assim
como muitas habilidades percentuais e motoras. Ou seja, ao falar, as palavras
são símbolos, ao desenhar um circulo ela irá dizer que é uma casa, ou se
estiver com pau dirá que é um cavalo, etc.
· Animismo ou Antropomorfismo: a criança tende a colocar sentimentos humanos a objetos à sua volta com, por exemplo, um sorriso no sol e na
· Realismo: Materializa os sonhos, se ele sonhar que tem um monstro debaixo da cama, acredita que existe.
·
Finalismo:
nada acontece por acidente; tudo tem uma justificação finalista; ex: as nuvens
movimentam-se para tapar o sol.
·
Artificialismo:
é a explicação de fenómenos naturais como se fossem produzidos pelos seres
humanos como, por exemplo, quem pintou o céu.· Egocentrismo: é a tendência da criança de ligar tudo que o acontece com ela aos sentimentos e ações.
2. Pensamento Intuitivo: 4 a 6/7 anos: O pensamento intuitivo surge a partir dos 4 anos, e permite que a criança resolva alguns problemas, este pensamento é irreversível, isto é, a criança está sujeita às configurações preceptivas sem compreender a diferença entre as transformações reais e aparentes.
Características:
· Centração: A criança para dar uma resposta, se liga apenas em determinado aspecto a cada situação.
· Irreversibilidade do pensamento: a criança não consegue desfazer as ações que realizou para comprovar o seu raciocínio.
· Raciocínio Transdutivo: As crianças tende a dar uma mesma explicação para varias situações. As crianças tentam sempre encontrar uma causa para tudo, e, frequentemente, estabelecem relações de causa-efeito.
· Dificuldades de transformação: O seu pensamento é estático, estão sempre no presente não existe futuro para elas.
· Sincretismo: é um modelo de raciocínio que toma a parte pelo todo. Manifesta-se quando as crianças não são capazes de separar diferentes aspectos ou partes de uma situação ou objeto e agir de acordo com as suas características, misturando conceitos de referenciais diferentes.
· Dificuldades de classificação: as crianças normalmente experimentam dificuldades para estabelecer e relacionar classes de objetos ou situações
· Dificuldades de seriação: as crianças frequentemente têm dificuldades em ordenar ou criar séries.
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