O presente blog PsicologiaD40 tem como objetivo discutir, fundamentar e conhecer componentes da psicologia do desenvolvimento. Este é um espaço aberto para exposição de opiniões, comentários e reflexões vinculadas à psicologia. As informações aqui postadas serão baseadas nos conteúdos teóricos abordados na disciplina psicologia do desenvolvimento, lecionada pela docente Cláudia Dias, da Faculdade de Desporto, da Universidade do Porto.
Estádios de desenvolvimento psicossexual
Freud também determinou vários estágios psicossexual do desenvolvimento da personalidade, onde de acordo com os estágios as crianças tem um certo prazer erótico em partes do corpo.
• Estádio Oral - vai desde o nascimento até 18 meses/ 2 anos.
A necessidade de gratificação encontra-se centradas na zona da boca. A estimulação da boca (sugar, morder, etc.) é a fonte de satisfação erótica, talvez a única fonte de prazer.
• Estádio Anal - ocorre entre os dois e os quatro anos.
As crianças desenvolve o controle muscular para reter as fezes, então reter ou liberar as fezes torna-se uma fonte de prazer.
• Estádio Fálico - a partir dos três anos e termina por volta dos cinco/seis anos. É nesta fase que a crianças descobrem a diferença do genital feminino para o genital masculino, então elas começam a obter prazer na manipulação dos mesmos.
• Estádio Latente - que ocorre entre os cinco/seis anos, até à puberdade. Neste estágio o prazer sexual está ausente, a energia da libido e canalizada para outros fins como, por exemplo, os prazeres intelectuais.
• Estádio Genital - puberdade e da adolescência. Nesta fase, a sexualidade desperta de novo e com grande intensidade, fato explicável pela maturação orgânica e aos impulsos desencadeados pela consequente produção de hormonas sexuais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário