No nível de moralidade pré-convecional, é comum a criança integrar
as regras impostas por figuras de autoridade como pais e professores. As regras
são cumpria na perspectiva de não ocorre punições. Este nível de moralidade é
dividido em dois estágios, o primeiro estágio refere-se a fase em que a criança não considera os interesses dos outros e
evita infringir regras que acarretem
punições. No segundo estágio,
caracteriza-se principalmente por a criança reconhece que os outros também têm
interesses. A criança, neste estádio, assume uma perspectiva concreta
individualista. O nível convencional, o indivíduo considera correto aquilo que
está conforme e que respeita as regras, as expectativas e as convenções da
sociedade. Este também se divide em mais dois estágios, onde o primeiro existe
uma preocupação com estereótipos imposto
pela sociedade. Entretanto, no quarto estágio
a pessoa assume o ponto de vista do sistema e considera as relações
interpessoais em termos do seu lugar no sistema. O nível de moralidade
pós-convencional apresenta-se com maior complexidade quando comparado aos
outros. O individuo utiliza dos processos democráticos para alterar as leis e
melhorar a sociedade, assim como, interioriza as ideias como sua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário