Níveis de Moralidade: Pré-convencional, Convencional e pós-convencional.


No nível de moralidade  pré-convecional, é comum a criança integrar as regras impostas por figuras de autoridade como pais e professores. As regras são cumpria na perspectiva de não ocorre punições. Este nível de moralidade é dividido em dois estágios, o primeiro estágio refere-se a fase em que  a criança não considera os interesses dos outros e evita  infringir regras que acarretem punições.  No segundo estágio, caracteriza-se principalmente por a criança reconhece que os outros também têm interesses. A criança, neste estádio, assume uma perspectiva concreta individualista. O nível convencional, o indivíduo considera correto aquilo que está conforme e que respeita as regras, as expectativas e as convenções da sociedade. Este também se divide em mais dois estágios, onde o primeiro existe uma preocupação com estereótipos  imposto pela sociedade. Entretanto, no quarto estágio  a pessoa assume o ponto de vista do sistema e considera as relações interpessoais em termos do seu lugar no sistema. O nível de moralidade pós-convencional apresenta-se com maior complexidade quando comparado aos outros. O individuo utiliza dos processos democráticos para alterar as leis e melhorar a sociedade, assim como, interioriza as ideias como sua.

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