Estágio pré-operatório


O segundo estádio, pré-operatório, é posto como o período da preparação e da organização da inteligência operatória concreta. Neste estagio a criança já deve ser capaz de manipular o seu ambiente simbólico através do que vê no mundo lá fora em seus pensamentos. Durante este estádio, a criança aprende a representar os objetos por palavras e a manipular as palavras mentalmente. . O período pré-operatório é caracterizado por consideráveis mudanças físicas, as quais são um desafio para os pais e educadores, como para as próprias criança.Neste período, a maturação neurofisiológica completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como a coordenação motora fina – pegar pequenos objetos com as pontas dos dedos, segurar o lápis corretamente e conseguir fazer os delicados movimentos exigidos pela escrita.O inicio deste estádio é marcado pelo aparecimento da função semiótica ou simbólica, que sinaliza o início do pensamento. A função simbólica é a capacidade de criar símbolos para substituir ou representar os objetos e de lidar mentalmente com eles.A linguagem, a imagem mental e o jogo simbólico são manifestações da função simbólica, permite à criança comunicar com os outros, contudo, a criança nesse período é muito egocêntrica, sendo assim para ela o diálogo é inexistente, mesmo quando brinca com outras crianças, pois ela fala para si sem se importa com respostas dos outros. 

Em resumo, no estagio pré-operatório a criança desenvolve a linguagem, as imagens mentais e jogos simbólicos, assim como muitas habilidades percentuais e motoras. Ou seja, ao falar, as palavras são símbolos, ao desenhar um circulo ela irá dizer que é uma casa, ou se estiver com pau dirá que é um cavalo, etc.

 Segundo Piaget, o estagio Pré-Operatório ainda subdivide-se em dois estágios:
1.       Pensamento simbólico pré-conceitual 2 a 4 anos: a criança se caracteriza pelo pensamento egocêntrico.
·         Animismo ou Antropomorfismo: a criança tende a colocar sentimentos humanos a objetos à sua volta com, por exemplo, um sorriso no sol e na
·         Realismo: Materializa os sonhos, se ele sonhar que tem um monstro debaixo da cama, acredita que existe.
·         Finalismo: nada acontece por acidente; tudo tem uma justificação finalista; ex: as nuvens movimentam-se para tapar o sol.
·         Artificialismo: é a explicação de fenómenos naturais como se fossem produzidos pelos seres humanos como, por exemplo, quem pintou o céu.
·         Egocentrismo: é a tendência da criança de ligar tudo que o acontece com ela aos sentimentos e ações.
2.       Pensamento Intuitivo: 4 a 6/7 anos: O pensamento intuitivo surge a partir dos 4 anos, e permite que a criança resolva alguns problemas, este pensamento é irreversível, isto é, a criança está sujeita às configurações preceptivas sem compreender a diferença entre as transformações reais e aparentes.
Características:
·         Centração: A criança para dar uma resposta, se liga apenas em  determinado aspecto a cada situação.
·         Irreversibilidade do pensamento: a criança não consegue desfazer as ações que realizou para comprovar o seu raciocínio.
·         Raciocínio Transdutivo: As crianças tende a dar uma mesma explicação para varias situações. As crianças tentam sempre encontrar uma causa para tudo, e, frequentemente, estabelecem relações de causa-efeito.
·         Dificuldades de transformação: O seu pensamento é estático, estão sempre no presente não existe futuro para elas.
·         Sincretismo: é um modelo de raciocínio que toma a parte pelo todo. Manifesta-se quando as crianças não são capazes de separar diferentes aspectos ou partes de uma situação ou objeto e agir de acordo com as suas características, misturando conceitos de referenciais diferentes.
·         Dificuldades de classificação: as crianças normalmente experimentam dificuldades para estabelecer e relacionar classes de objetos ou situações
·         Dificuldades de seriação: as crianças frequentemente têm dificuldades em ordenar ou criar séries.

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